<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, junho 04, 2004

Take 1 

Poderá ser este um resumo do problema?
Um tipo desenrascado, sem profundidade nem preocupações de a ter, que toma as decisões baseado no "gut feeling" e nos conselhos de dois ou três tipos de confiança que, por acaso, são uns falcões temerários?
Pior do que um tipo que sabe e não tem dúvidas, só mesmo um tipo que não sabe e não tem dúvidas. Parece que se reuniu um conjunto particular de circunstâncias que se tornaram perigosas e resultaram no facto de a presidência da mais poderosa nação do mundo estar nas mãos de um tipo mais irresponsável do que é costumeiro entre as nações.
E mesmo admitindo que o âmago da presidência é bom, e que há verdades difíceis de admitir e gerir que exigem acções impopulares, a imagem que transparece, da qual é veículo o Bush, é a de uma presidência limitada no entendimento, quase autista. E a imagem é importante, especialmente para a nação que é o centro das atenções, que lidera as outras. O Zimbabwe pode dar-se ao luxo de parecer ter um louco facínora ao leme, mesmo que tenha excelentes políticas (?), mas não os EUA.
É difícil tentar ficar equilibrado entre a teoria da conspiração, muito ouvida aqui deste lado do Atlântico, e outra forma de politicamente correcto que parece vir dos EUA, que é a de fingir que não são bushadas as bushadas que o Bush faz.




0 comments

Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?