<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, julho 14, 2005

Olímpicos 

Ok, mudei de ideias.
A sério.
Passou-me o desejo de chibatar o presidente do CO Português e demais "olímpicos" que para aqui haja.
A sério.
Agora, estou com eles.
Acho que Portugal se deve candidatar à organização dos Jogos. Mais, Portugal deve mesmo organizá-los.
É, na verdade, a cereja que nos faltava no topo do nosso bolo.

Continuo a achar que não criamos riqueza suficiente para pagar estes ricos eventos civilizacionais (e, em certa medida, civilizadores - e é triste, é pena, que não possamos convidar os amigos para jantar cá em casa de quando em vez).
Continuo a ver na Grécia o exemplo recente do que se deve evitar, dos riscos que se não pode correr, especialmente quando aliados a uma tradição centenar para a desregra.
Continuo a achar que há muitos e sérios motivos para temer que, numa geração, Portugal deixe de ser um dos 30 países mais ricos do Mundo.

A diferença é que, agora, acho que não há solução para este país cuja sobrevivência de fausto (admita-se, apesar da miséria, vive-se aqui acima do que, colectivamente, merecemos) vem dependendo de milagres sucessivos.

Por isso, agora já acho que seria muito belo acenarmos ao mundo, por uma última vez, todos juntos. Como se fôramos um grande país, ou um país a sério, ou apenas um país sério, com mais do que 900 anos de história e tudo.
Um aceno em grande, portanto. Com uma grande festa. Uma grande, grande festa. Como os Jogos.
Imaginem, Portugal 2020. Não sei, Lisboa 2020 poderia ser pequeno para o banquete, o COI admitiria a excepção.
Vejam os cartazes, que belos, dizendo: "Lisboa despede-se em grande! O resto também! Pela última vez, Portugal 2020!"

E depois, fechava-se a loja, trancava-se a porta e tudo. Talvez conseguindo mesmo, quiçá, pagar honrosamente a última dívida.
Ao partir, podíamos até deixar atrás uma singela placa, comemorando em mármore (mais tostão, menos tostão...): "Aqui houve um dia Portugal, país de grandes festas".

0 comments

Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?